URGENTE - EUA em Guerra
O lançamento da chamada "mãe de todas as bombas" - a MOAB GBU-43 - parece ter abalado mais que a região do Afeganistão. Agências internacionais de notícias apontam que o abalo provocado pela bomba de destruição em massa não-nuclear causou rachaduras no Oriente Médio que chegaram até a Europa.
A Rússia, do presidente Vladimir Putin, já iniciou boicote aos Estados Unidos, do bilionário Donald Trump. Os dois países entraram em estado de tensão desde que houve o mal estar entre os norte-americanos e o "gordinho maluco" da Coreia do Norte, Kim Jong-un, apelido conferido ao líder asiático pelo senador republicado dos Estados Unidos, John McCain, no final do mês passado e que iniciou conflito.
Bomba MOAB utilizada na demonstração de poder bélico dos estadunidenses foi cedida pelo Departamento de Defesa
Analistas especulam que a guerra entre os dois países, conforme ameaça de Jong-un pode tornar-se global. Além da Rússia, a China pode entrar na briga. O uso da MOAB intensifica o tom de protecionismo dos norte-americanos. O governo estadunidense enfrenta pressão internacional e está tendo problemas com as relações com outros países, após a posse de Trump que quer isolar a América do México.
Nenhum comentário: